segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Papel do Psicólogo em contextos desportivos

O psicólogo do desporto existe a partir da altura em que existe um agente desportivo (atleta, dirigente, treinador, árbitro ou organizações desportivas) uma vontade melhorar o seu actual valor.

Desta forma, o psicólogo do desporto possibilita formação no domínio das competências psicológicas, por forma a ajudá-los a atingir os seus objectivos, sejam eles a optimização do rendimento, uma vida mais saudável ou o divertimento e satisfação provenientes da participação na actividade física.

O papel do psicólogo em contexto desportivo insere-se desde o contexto da formação e ensino, passando pela investigação, até á área da consultoria em psicologia do desporto, mais focada no apoio a um agente desportivo, visando o desenvolvimento de competências psicológicas para a optimização do treino, das competências técnicas, psicológicas e do rendimento desportivo.

O que vai influenciar a utilidade do psicólogo do desporto, para além da competência deste, é a abertura à experiencia, a capacidade de insight (capacidade introspectiva do indivíduo), brainstorming (capacidade deste para pensar em situações/assuntos).

Sem comentários: