segunda-feira, 30 de junho de 2008

"Mais um" ou "um" treinador de futebol?

Um dia destes confrontei-me com um jornal regional de espinho, "Bancada Central", edição de 24 de Junho de 2008. Duas páginas (6 e 7) despertartam o meu interesse.
João Miguel é um jovem treinador que, com 25 anos, está prestes a terminar o curso de Desporto, variante de Futebol, no ISMAI, treina a Escola do Benfica em Espinho e, até muito recentemente, era treinador de um clube de futebol popular denominado "AD Guetim" onde, em 3 anos, conseguiu 2 subidas e um 4º lugar na 1ª divisão.
Apesar de já ter um currículo invejável para a idade, o que me chamou a atenção na entrevista não foram estes feitos, mas a forma como respondia às perguntas.
Vejamos:
Acerca da comunicação, João Miguel refere que "apenas 7% da linguagem verbal é assimilada pelo jogador (...) o resto é captado pela linguagem corporal e pelo tom de voz". Refere ainda que é crucial os atletas acreditarem na convicção que é transmitida, que se transmite atrevés de "objectivos positivos", onde não entram expressões como "não podemos perder este jogo", substituidas por "vamos ganhar este jogo".
Apesar de muita humildade patente durante a entrevista, João Miguel destapou um pouco o véu acerca de um dos seus segredos: a metodologia de treinos, que são pré-trabalhados e visam não só os aspectos técnicos e táctivos mas, efectivamente, os aspectos mentais: "é durante a semana que se dá a informação acerca do adversário, nunca se deve esperar pelo dia de jogo", "não é no dia de jogo que se deve lembrar aos atletas que é para ganhar mas sim durante a semana... A aprendizagem faz-se por repetição e não é minutos antes que os atletas vão ter tempo para assimilar tudo o que devem fazer.
A motivação para a tarefa parece ser conciliada com a motivação para treinar. João Miguel sabe da importância que tem em manter os atletas motivados para treinar, tendo elaborado estratégias para comprometer todos os atletas para a tarefa/objectivo.
A disciplina foi evidenciada desta forma: "(...) todos percebem que o treinador é verdadeiro e justo e a disciplica, quando aplicada, é recíproca".
Acerca da tríade objectivos/motivação/disciplina, o jovem treinador define "poucos objectivos e sou muito aberto com os meus jogadores, mas se alguém não cumprir, sabe que vai ser punido - é preciso ser inflexível".
Estes são alguns momentos da entrevista que me despertatam o interesse. Em poucas palavras poderia defenir João Miguel como assertivo, coerente, prudente, determinado e, acima de tudo, empático para com os jogadores.

Psicologia pura.

Saudações

Sem comentários: