sexta-feira, 20 de junho de 2008

Portugal vs. Alemanha

Portugal 2 - 3 Alemanha

A vontade não chega.
Se até aqui a nossa equipa conseguiu ultrapassar os obstáculos (leia-se fase de qualificação, Turquia e Rép. Checa), perante uma Alemanha fria e calculista, saímos derrotados.
Na fase de qualificação, e perante as equipas mais complicadas (Bélgica, Polónia e Finlândia), tinhamo-nos visto à nora para nos qualificarmos. Como é que se pode ganhar algo com dificuldades como estas? Ah... nos jogos de preparação (Itália) fomos completamente dominados.
O futebol divide-se, claramente, em 3 vertentes: técnica, táctica e psicológica. Os terinadores de clubes devem dominar as 3. Os selecionadores devem dominar 2 (porque não têm tempo para trabalhar os aspectos técnicos).
Todos damos mérito a Scolari por dominar a vertente psicológica (por favor, nunca digam que é um bom psicólogo...) mas tacticamente (e não sou eu quem o diz), deixa muito a desejar.
É por repetição e habituação que os atletas aprendem a lidar com as situações, nos desportos de equipa. Por isso, e em relação aos 2 golos que sofremos de forma idêntica, mesmo que tenham ocorrido erros individuais, claramente que a estratégia definida para esta situação não era a mais indicada porque, naturalmente, os erros acontecem de situações que não são bem treinadas.
Fomos eliminados. Todos cometeram erros, claramente. Desde o presidente da FPF ao desgraçado do roupeiro...
Mas só para não me acusarem (nem eu me acusar a mim próprio) de xenofobismo, por não defender a continuidade de Scolari, são de ressaltar, na minha opinião, Deco e Pepe, curiosamente dois Brasileiros...
Uma palavra para o próximo timoneiro da nossa selecção... que domine minimamente todos os aspectos do desporto rei. De cá ou de fora, que não crie ódios, porque unidos já eramos antes das bandeiras.
Até daqui a 2 anos... para o mundial de 2010 na África do Sul.

Sem comentários: