segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sidónio Serpa: "Autoconfiança após vitória sobre a Hungria pode ter efeito positivo na Selecção"

Outra notícia interessante, deste conceituado Psicólogo do Desporto, Sidónio Serpa, desta vez acerca da elecção das Quinas:

A autoconfiança decorrente do bom resultado de Portugal com a Hungria (3-0) pode ter um efeito positivo na selecção portuguesa de futebol, considera o presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Desportiva, Sidónio Serpa.


Aquele professor da Faculdade de Motricidade Humana afirmou à Lusa que o bom resultado de sábado, conjugado com o facto de o próximo jogo de apuramento para o Mundial2010 ser decisivo mas com uma equipa (Malta) teoricamente mais fraca, pode gerar um nível de ansiedade equilibrado e favorável ao bom desempenho.

Sidónio Serpa salientou que a apreciação que pode fazer "é no abstracto" porque não conhece os processos internos da selecção portuguesa, a realidade da equipa, as características pessoais dos jogadores e os líderes da equipa, que podem ajudar a gerir as emoções.

Aquele professor universitário, que é secretário-geral da International Society of Sport Psychology (ISSP), salientou que tanto a ansiedade demasiado elevada como a demasiado baixa podem ter consequências negativas no desempenho humano.

Em qualquer situação desportiva, a ansiedade muito elevada leva a problemas de concentração, de controlo motor e no processo de tomada de decisão, que podem afectar o desempenho, sublinhou.

Salientou que, pelo contrário, na ausência de ansiedade a pessoa não vive o estado de alerta emocional e de atenção necessários para reagir convenientemente aos problemas que tem de resolver.

Sidónio Serpa salientou que pode haver um aumento da ansiedade decorrente da obrigação de ganhar um jogo, mas o bom resultado da selecção nacional na partida de sábado, "em que as coisas correram muito bem", pode ter um efeito positivo por aumento da autoconfiança. "A ansiedade tende a ser menor quando a autoconfiança é maior", observou.

"Em jogos anteriores os jogadores [da selecção portuguesa] jogaram bem mas faltaram golos, o que aumenta a ansiedade, mas ontem [sábado] jogaram bem e isso pode ter um efeito favorável na autoconfiança da equipa, o que vai baixar o estado de ansiedade da equipa para um nível que pode ser favorável", precisou.

Sidónio Serpa salientou que o próximo jogo da selecção nacional é "teoricamente fácil, com uma equipa bastante mais fraca do que a portuguesa, o que pode colocar a ansiedade num nível demasiado baixo e dificultar a reacção aos problemas que surjam no jogo".

"Aqui há um aspecto que pode jogar favoravelmente, que é ser um jogo de vida ou de morte, o que aumenta o nível de ansiedade, que tende a ser muito baixo", acrescentou.

"Ainda que o jogo fácil possa levar [os jogadores] a entrar demasiado descontraídos, o facto de ser decisivo aumenta a ansiedade", enquanto "o risco de, por ser um jogo tão importante, trazer uma ansiedade tão elevada que prejudique o desempenho, é moderado" pelo aumento da autoconfiança após o último jogo, precisou.

Para aquele especialista em psicologia desportiva, até quarta-feira as emoções gerem-se transmitindo a ideia de que o jogo é muito importante mas utilizando o reforço da autoconfiança obtido com o resultado de sábado e, dentro da equipa, estando atento às diferentes características dos diversos jogadores.

Os mais experientes podem ter uma influência emocional positiva e deve ser dada particular atenção aos menos experientes ou emocionalmente menos estáveis, caso haja, indicou.

In O Jogo, em
 
Cumprimentos,

Sem comentários: