quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Uma reflexão sobre o Desporto Universitário

Este post não fala de Psicologia em Desporto, é apenas um pensamento!

Grande parte da minha vida (desde dos 10, sensivelmente) teve ligada ao desporto. Como desportista, primeiramente como jogador de futebol e, mais tarde, como jogador de futsal.
Outra parte da minha vida, mais académica e profissional, está ligada ao desporto, mas agora também através da psicologia.
Durante os anos de faculdade foi-me aberta a porta do futsal a nível universitário.
O Desporto Universitário nasceu quase da necessidade de ocupação de tempos livres e lazer. A competição foi aumentando e a prova foi perdendo o interesse de base! Hoje um UTAD vs. AACoimbra (universitário) é igual a um jogo da 1ª divisão nacional de futsal. Um jogo UFP vs. ISMAI não era apenas um jogo de alunos... era também um jogo de instituições.

A pré-época começava com 28 jogadores, a época arrancava com 15 e terminava com 4 - isto nos 2 primeiros anos... quando tinhamos uma equipa formada por alunos-jogadores e por jogadores-alunos. Óptimos resultados! Péssimo ambiente! Nos 2 últimos anos tinhamos uma equipa formada somente por alunos-jogadores. Péssimos resultados! Ambente agradável!
Ora, treinavamos 5 horas por semana e, quando havia jogo (normalmente à 5ª feira), treinavamos 3 (mais as 2 do jogo). Até aqui tudo bem! A Universidade proporcionava-nos momentos de lazer aliados à prática desportiva de competição.
Nem interessa que tipo de jogador eu era... mas deu-me muito mais prazer jogar nos últimos 2 anos que nos primeiros 2! Mesmo havendo apenas 10 jogos oficiais por ano (alguns com 2 meses de intervalo), organizados pela FADU! Acontece que as coisas confundiram-se com o passar do tempo...

Posto isto e, porque passei por duas experiências opostas, defendo que o desporto universitário deveria ser apenas para alunos-jogadores (salvo poucas excepções) que dão prioridade aos estudos e não jogadores-alunos, que jogam em equipas (muitas delas de elite) e não precisam do desporto universitário para nada (muito menos para satisfação desportiva).

É motivo para dizer "devolvam o desporto universitário a quem vai ás aulas..."

Bem hajam,

Sem comentários: